Vadio e Viana

A História

O Centro Comunitário da Gafanha do Carmo sempre acreditou nos benefícios que o relacionamento com os animais traz ao ser humano, favorecendo a sua qualidade de vida e, eventualmente, a sua longevidade.
No sentido de garantir essa experiência aos seus clientes, O Centro Comunitário da Gafanha do Carmo adoptou em Maio de 2011 um gato, o Xico.

Através da interação com o Xico, os clientes iniciaram uma dinâmica significativa com o seu meio, envolvendo-se ativamente ao nível emocional, social, psicológico e físico, tal como confirmado pelos profissionais e clientes da instituição que testemunharam e usufruíram desta relação.

Após o falecimento do Xico e ainda numa fase de luto, durante a realização da Atividade “Caminhadas Orientadas”, um cão abandonado aproximou-se do grupo de clientes que realizava a atividade, sendo imediatamente acarinhado, acabando por seguir o grupo até à instituição, onde foi oferecido todos os cuidados para que se sentisse bem. Assim, o Vadio (baptizado pelos clientes da instituição) optou por nunca mais deixar a sua nova família adoptiva, escolhendo o Centro Comunitário da Gafanha do Carmo como casa.

O Vadio tem sido uma mais valia para a qualidade de vida de todos, e os seus benefícios têm ultrapassado todas as expetativas, sendo o seu papel na instituição amplamente reconhecidos pelos meios de comunicação social, mostrando um valor incalculável na promoção de autonomia e combate da depressão e solidão.

No sentido de exponenciar os imensos benefícios já proporcionados pela relação com o Vadio, o Centro Comunitário da Gafanha do Carmo candidatou-se a ser família de acolhimento de um cão guia reformado, contatanto a Escola de Cães Guia de Mortágua que, após uma cuidada avaliação e análise nos atribuiu a nossa Viana.

Desde o dia 04 de Junho de 2015, a Viana faz parte da nossa família e juntou-se ao Vadio na missão de “Multiplicar a Felicidade, dividindo-a!” com o amor incondicional que oferecem diariamente a toda a sua família.

Vídeo - Vadio e Viana (RTP - Reportagem da RTP)

Vídeo Facebook - Tutorial sobre como Lavar Cães

A História

Vadio

  • IDADE: 10 ANOS
  • GÉNERO: MASCULINO
  • RAÇA: DESCONHECIDA
  • PERSONALIDADE: GULOSO, RESPONSÁVEL E CALMO.
  • CARACTERÍSTICA: PERSISTENTE
  • NO CENTRO COMUNITÁRIO DA GAFANHA DO CARMO: 9 DE JANEIRO DE 2011
Vadio

Viana

  • IDADE: 6 ANOS
  • GÉNERO: FEMININO
  • RAÇA: LABRADORA
  • PERSONALIDADE: PROTETORA, GULOSA, ENERGÉTICA E AMOROSA.
  • CARACTERÍSTICA: CÃO GUIA REFORMADO
  • NO CENTRO COMUNITÁRIO DA GAFANHA DO CARMO: 4 DE JUNHO DE 2015
Viana

Sobre

A Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo concretiza a sua missão através do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, uma instituição de apoio à população idosa que tem as valências de Estrutura Residencial para Idosos, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.

Contactos

Rua dos Caçadores, N.º 2
3830-418 Gafanha do Carmo, Ílhavo
Aveiro, Portugal

(+351) 234 391 354

geralmascara@centrogafanhadocarmo.pt