site-logo

Apresentação

A Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo constituiu-se no dia no dia 10 de Maio de 2000 e durante a sua existência procurou prestar serviços em prol da Freguesia da Gafanha do Carmo.
Sendo esta freguesia a mais pequena do Município de Ílhavo, não é significado de menos necessidades. Assim, a Associação presta um papel essencial na gestão de respostas sociais que contribuem para uma melhor sustentabilidade da freguesia e uma melhor qualidade de vida da população.

A Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo aposta fortemente nos serviços de acção social dirigidos à população idosa da freguesia, apoiando não só na concretização das atividades básicas e instrumentais de vida diária, mas também através de um dedicado apoio psicossocial. Este conjunto de ações, dedicação e esforço de todos os envolvidos na Associação, culminou na construção da instituição que se propõe a esta parceria, o Centro Comunitário da Gafanha do Carmo. Esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) foi inaugurada em 8 de Agosto de 2010, prestando serviços à população idosa no dia 4 de Outubro do mesmo ano.
A missão do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo evidencia-se através de inúmeros serviços, pautados pela prática de valores fundamentais da pessoa idosa, tais como: resposta às necessidades biopsicossociais, manter/melhorar a qualidade de vida, promover a autonomia e a autoestima, o bem-estar físico, psicológico e social, a desmistificação do envelhecimento, da institucionalização e da morte, bem como a participação ativa na sociedade e o combate à infoexclusão.
O Centro não centra os seus serviços apenas na satisfação das necessidades básicas, mas também na participação ativa da população que abrange, reconhecendo o seu cliente como um elemento capaz e atuante no processo político e na mudança positiva das sociedades.

Mensagem do presidente

A construção do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo sempre foi um sonho e é com muito orgulho que podemos dizer que hoje é a melhor casa do mundo e não posso deixar de agradecer a todos os que das mais variadas formas contribuem para esta realidade. Aos meus colegas da Direção pela confiança. Aos nossos clientes das valências de Lar, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. A todos os que de alguma forma nos apoiaram ou patrocinaram as nossas ações que tanto bem fazem aos nossos clientes na última etapa da sua vida. Aos parceiros que se juntaram a nós para trabalhos de hoje e do futuro. Aqueles que nos visitam só porque gostam de passar por cá. A todos os estagiários que por cá passam das várias escolas, universidades e centros de emprego. À comunicação social que tem visto nesta casa motivo de divulgação. Aos familiares dos nossos clientes que estão connosco nas horas boas mas principalmente pela sua compreensão quando por qualquer motivo e contra a nossa vontade temos falhas. E agora um agradecimento especial aos nossos/as colaboradores/as pela dedicação e carinho com que tratam os nossos idosos e que tantas vezes sofrem em silêncio com a sua a sua partida, pelos sorrisos constantes desde o dia que começaram a trabalhar cá e que só em defesa dos interesses dos nossos idosos são capazes de o perder, pelo seu profissionalismo e pela forma abnegada com que defendem esta casa. É com o maior dos orgulhos e honras que faço parte desta família. Obrigado!

 

Amândio Costa – Presidente da Direção

Órgãos Sociais

Direcção

Presidente
Amândio Almeida Costa
Vice-Presidente
Manuel Neves Franco
Secretária
Clara Lucas Silva
Tesoureiro
Dorina Rocha Marques
Vogal
Rui Manuel Milherão
1º Suplente
Armando Manuel Milherão
2º Suplente
Maria Fernanda Gonçalves

Conselho Fiscal

Presidente
Manuel Ferreira Apolinário
Secretário
Manuel Alves da Graça
Relator
António Carlos Costa Maia
Suplente
Manuel da Graça Diamantino

Assembleia Geral

Presidente
Nuno Torres
1º Secretário
João Marques da Graça Gafanha
2º Secretário
Celestino Cardoso Prior
1º Suplente
Carlos Alberto Conde
2 º Suplente
Manuel Ferreira Cuco