Antes de morrer quero…

Antes de Morrer quero…” baseou-se no projeto de arte universal “Before I die” e foi adaptado em Junho de 2015 pelo Centro Comunitário da Gafanha do Carmo através da partilha de fotografias com a exposição dos sonhos dos clientes em lousas com o objetivo de praticar o auto conhecimento, a aproximação entre os intervenientes e a concretização dos sonhos dos mesmos.

A abordagem da morte constituiu e constitui uma ferramenta importante utilizada pelo Centro Comunitário da Gafanha do Carmo para promover a qualidade de vida. Apesar de ser, normalmente, um assunto tabu, falar sobre a morte ajuda a valorizar o que realmente importa, ajuda na focalização nos projetos de vida. Assim, o projeto “Antes de Morrer quero…” não só potencia a destituição da morte como condição tabu como também promove o planeamento, o desenvolvimento e a concretização desses projectos.

A partilha e reconhecimento de sonhos e ambições publicamente, através das redes sociais, despoletou um movimento de solidariedade que potenciou e continua a potenciar a auto-estima de todos os participantes e, mesmo quando não é possível realizar os sonhos, o sentimento de gratidão e satisfação pela valorização e consideração dos mesmos é imensurável. Por outro lado, a concretização dos sonhos motiva ao planeamento e concretização de novos sonhos e projectos.

O Projeto “Antes de Morrer quero…” foi já reconhecido mundialmente e continua a ser notícia em diversos meios de comunicação social. Para além das milhares de partilhas, este projecto já foi replicado nacional e internacionalmente, inspirando a concretização de sonhos (nomeadamente na população idosa) em diversos lugares do mundo.

SONHOS CONCRETIZADOS

“Antes de morrer quero…”

 

Distinções Oficiais

 

Apadrinhamento de Iniciativas

 

Iniciativas inspiradas no “Antes de morrer quero…”

 

Sessão fotográfica “Antes de morrer quero…”

Reportagem RTP – “Antes de Morrer quero…”